quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Castelo do Bode a 94% de Capacidade

A albufeira de Castelo do Bode encontra-se neste momento a 1,10 metros do nível de pleno armazenamento. As fortes chuvas que se fizeram sentir na zona centro do pais contribuíram para esta rápida subida do nível das águas.
Apesar do nível de pleno armazenamento ainda não ter sido atingido, a barragem já está a efectuar pequenas descargas pela descarga de fundo, não turbinadas, inferiores a 100m3/s. O caudal turbinado, nestes últimos dias, tem-se situado em torno dos 140m3/s, enquanto que no final do dia de ontem, o caudal descarregado não turbinado estava apenas nos 20m3/s.

A albufeira já ultrapassou a cota máxima atingida no Inverno passado e neste momento uma subida no nível da água depende não só da chuva que poderá vir, mas também das descargas efectuadas pelas duas principais barragens a montante, aBouçã e o Cabril. A albufeira do Cabril encontra-se a cerca de 1,20 metros do nível de pleno armazenamento, com um caudal turbinado relativamente baixo e nenhum caudal descarregado, enquanto que a albufeira da Bouçã encontra-se a descarregar sobre a soleira, com um caudal efluente a rondar os 100m3/s (caudal turbinado + caudal descarregado).
Neste momento a albufeira de Castelo do Bode encontra-se a receber o dobro da água para albufeira do que aquela que passa através da barragem.

Em seguida coloco um gráfico com a altura de água na albufeira, desde o princípio do Outono de 2007, onde é possível verificar a rápida subida da albufeira este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário