domingo, 1 de novembro de 2009

Almendra vs Castelo do Bode

A barragem de Almendra é a mais alta barragem Espanhola, localizada na Província de Zamora, a apenas 15km da fronteira com Portugal. É atravessada pelo rio Tormes que vai desaguar ao rio Douro.
Esta é uma barragem em abobada, algo diferente do Castelo do Bode, do ano de 1970.

A barragem de Almendra tem 202 metros de altura desde a sua fundação, o que a torna 87 metros mais alta que o Castelo do Bode. O seu coroamento é 145 metros maior que o da barragem do Castelo do Bode, sem contar com as contenções que estão no prolongamento da barragem, de forma a aumentar a altura de água máxima se serviço na albufeira. Na sua construção a barragem do Castelo do Bode utilizou 5 vezes menos betão que a barragem de Almendra.

A albufeira de Almendra possui uma área inundada, no nível pleno de armazenamento, de 8650 hectares, o valor 2,6 vezes superior à albufeira do Castelo de Bode. Como seria de esperar o volume de água da albufeira de Almendra é 2,4 vezes superior ao do Castelo do Bode.

O descarregador de cheias de Almendra, tal como o do Castelo do Bode, encontra-se implantado na barragem, é regulado por comportas e possui uma capacidade inferior à do Castelo do Bode em 24%.

A barragem de Almendra não tem a central hidroeléctrica instalada no seu pé, tal como o Castelo do Bode. Foi construído um túnel em rocha com 7,5 metros de diâmetro e 15km de comprimento para levar a água a um profundidade maior e assim obter uma maior queda útil de água para a produção de energia nos 4 grupos instalados. A barragem de Almendra tem uma potencia total instalada 5,8 vezes superior ao Castelo do Bode e as suas turbinas podem funcionar como motor-bomba, bombeando assim a água durante o período nocturno de volta para a albufeira.


Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário