quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Uma visão diferente da construção da Barragem

Em dia de aniversário da Barragem de Castelo do Bode é lançado um pequeno excerto de uma entrevista realizada a um Tomarense, que contribuiu para a construção da barragem de Castelo do Bode. A entrevista realizada nas margens do Zêzere e sobre a barragem será publicada nos proximos dias no blog castelodebode.blogspot.com.

...
Então a areia saia daqui e ia por onde?

Aqui vinham uns carregadores que levavam a areia para um sítio onde tinha uns vagões, naquele túnel. Julgo que em cima existem uns buracos onde há umas comportas para encher os vagões e depois os vagões saiam e andavam no ar até lá. Lá por baixo só passou o cimento e o ferro. O cimento fizeram uma linha de comboio, já foi destruída, onde é agora a estação de tratamento, na parte de baixo da estação onde estão agora aqueles armazéns, havia uma linha.

E a linha vinha até onde?

Vinha quase até ao alcatrão, não, até cá mais abaixo. Vinha um comboio com 1 ou 2 vagões e dai é que descarregava para camiões para ir para o Castelo do Bode.

Então perto da rotunda.

Sim perto da rotunda, do IC3, para lá. Sabe que isto na altura estava tudo feito. Vocês mais novos desculpem mas dizem que não havia nada feito mas naquela altura estava quase tudo feito.
...



Sem comentários:

Enviar um comentário