O Hotel da Foz da Sertã é um dos muitos paraísos abandonados que existem em Portugal, neste caso nas margens da albufeira de Castelo do Bode. Este localiza-se na freguesia de Cernache do Bonjardim, na localidade da Foz da Sertã, perto da ponte de Vale da Ursa.
O Hotel foi implantado numa exploração de águas medicinais do século XIX, onde era engarrafada a água da Foz da Sertã. Desta forma foi realizada uma linha de engarrafamento e o hotel ficou denominado como hotel termal.
O Hotel possui 4 pisos com 44 quartos e vários apartamentos. Dentro do hotel ainda existem alguns painéis de azulejo, mas a grande maioria dos objectos encontra-se vandalizado. Na parte de trás do hotel encontra-se a mina de onde provêm a água da Foz da Sertã e um edifício que seria a casa do proprietário.
No exterior, mesmo ao lado da albufeira de Castelo do Bode existe uma grande piscina. Esta devido à sua forma e localização parece ser uma piscina de água do rio, a qual se enche com a subida das águas na albufeira, perto da sua cota máxima.
O hotel foi abandonado depois do 25 de Abril de 1974, depois de um acordo realizado para dar alojamento aos retornados das ex-colónias Portuguesas. A partir daí o hotel começou um movimento de degradação tal que levou o dono ao suicídio.
A utilização de uma estrutura de betão armado e vigas de aço ou mesmo a utilização de elevador, mostra que este empreendimento era um grande investimento para a época, uma aposta arrojada que não teve o melhor desfecho.
Para mais informações sobre o Hotel e a Água da Foz da Sertã poderá consultar os endereços abaixo: