quinta-feira, 26 de agosto de 2010

"Ele testemunhou como surgiu o nome "Castelo do Bode""

Este foi o título do artigo que foi publicado na edição do dia 5 de Agosto de 2010, do jornal "O Templário". Em seguida coloco o texto integral do artigo:

" "Eu assisti, eu estava lá, tinha 6, 7 anos". Conta entusiasmado Ernesto Antunes de 81 anos, residente na rua da Saboaria em Tomar. Ele é a única testemunha viva que presenciou o surgimento do nome "Castelo do Bode".
Com um brilhozinho nos olhos relata como o "baptismo" daquele lugar aconteceu na década de 30 do século XX.
Nessa altura, o pai de Ernesto Antunes explorava carros de praça, o equivalente aos actuais táxis. Os engenheiros encarregues dos primeiros estudos para a construção da barragem de Castelo do Bode tinham de se deslocar ao terreno para estudos do terreno e levantamento topográfico.
Para essas deslocações alugavam um "carro de praça" conduzido por Bernardo Antunes, pai de Ernesto, na altura um menino com 6, 7 anos que gostava de acompanhar as viagens. Sem as estradas que há hoje em dia, para se chegar à zona onde está a barragem, o carro tinha de seguir por estradas de terra batida em direcção a Rio de Moinhos (Abrantes), Montalvo, Martinchel e seguia-se dali a pé até ao rio Zêzere. Seguiam os trilhos que os pescadores faziam para chegar aos caneiros de apanha de peixe.
Ernesto diz que se lembra de tudo. Ia ele a transportar os rolos de papel (mapas), o seu pai como motorista, e dois engenheiros.
Ao descerem para o rio, um dos engenheiros comentava a beleza natural daquela zona, 100 metros abaixo do actual nível da água. Na encosta do lado de Tomar existiam enormes penedos cinzentos que pareciam formar um castelo. Enquanto constatavam esta morfologia fora do vulgar, por coincidência, um bode começa a berrar num dos penedos.
"Até parece um castelo, olha é o Castelo do Bode, e assim ficou", lembra-se Ernesto Antunes, a última testemunha viva da denominação.
A barragem foi inaugurada em Janeiro de 1951."

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

"Castelo do Bode esteve prestes a transbordar"

Este foi o título de um artigo publicado no Jornal Expresso no final do ano de 1989. O artigo refere que a água esteve a poucos centímetros de transpor o muro da barragem e como consequência foram feitas descargas na ordem dos 10000 metros cúbicos por segundo. A central elevatória da EPAL, situada a jusante da barragem ficou inundada, deixando de fornecer água à cidade de Lisboa. Apesar disso os habitantes de Lisboa não foram afectados devido às reservas existentes em reservatórios na capital.

Segundo um relato de uma pessoa que passou durante vários anos diariamente sobre a barragem de Castelo do Bode, a circulação sobre a barragem esteve interdita durante um dia, não sabendo a data exacta da ocorrência.

No dia 21 de Dezembro de 1989 a cota de água na barragem de Castelo do Bode poderá ter estado elevada, mas segundo os registos do Instituto da Água esteve sempre bastante abaixo do nível máximo da albufeira de 121,50 metros. Nesse dia o registo da cota do nível da água é de 119,83 metros, bastante inferior à cota da estrada sobre a barragem nos 123 metros.
O artigo do Expresso refere ainda que foram feitas descargas na barragem na ordem do 10000 metros cúbicos por segundo, mas a capacidade de descarga da barragem é de apenas 4500 metros cúbicos por segundo, tornando-se assim impossível atingir aquele valor. Segundo os dados do Instituto da Água, o valor médio de descarga daquele dia foi de 2115 metros cúbicos por segundo, o que significa que o descarregador de superfície esteve aberto com mais de 25% da sua capacidade.

Um dia complicado na barragem de Castelo do Bode mas não tanto como à primeira vista possa parecer.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Visita ao Aproveitamento Hidroeléctrico de Castelo do Bode - Ciência Viva

No âmbito da iniciativa Ciência Viva no Verão irão ser realizadas duas visitas ao Aproveitamento Hidroeléctrico de Castelo do Bode. As visitas irão ocorrer nos dias 20 de Agosto e 11 de Setembro. Para inscrições e mais informações poderá consultar o seguinte endereço: http://www.cienciaviva.pt/veraocv/engenharia/eng2010/index.asp?accao=showactiventidade&id_actividade=5&id_entidade=179