quinta-feira, 18 de março de 2010

Descargas nos Últimos Anos

O ano de 2010 começou com as barragens nacionais a serem palco de atenção por parte dos media e da população em geral. A grande quantidade de precipitação durante o mês de Janeiro provocou um forte aumento de caudal no cursos de água nacionais que levou muitas barragens a ter necessidade de utilizar os seus descarregadores de cheias.
Durante este ano a barragem de Castelo do Bode esteve com os descarregadores abertos durante 25 dias. Este é um valor que desde 1991 apenas foi ultrapassado duas vezes, no ano de 1996 com 47 dias em descarga e no ano de 2001 com 49 dias de descarga.
Se analisarmos apenas a quantidade de água descarregada, passam a ser 4 os anos com mais água descarregada do que este ano de 2010. O ano de 1996 foi o ano com mais quantidade de água descarregada desde 1991, com um total que supera em mais de 3 vezes a quantidade de água descarregada durante este ano.
Em baixo pode-se ver um gráfico com a quantidade de água que saiu pelas descargas de fundo ou descarregador de cheias, desde o ano de 1991 sem contabilizar as aberturas dos descarregadores para manutenção ou inspecção técnica.


Como a quantidade de água descarregada depende em muito da quantidade de precipitação na bacia hidrográfica que é abrangida pela barragem, mostra-se em seguida um gráfico com a variação da quantidade de precipitação em Portugal Continental em relação à média dos intervalo 1971-2000.(Dados retirados do relatório de 2009 do Instituto de Meteorologia)


Estes são dados que apesar de mostrarem o desvio da precipitação em relação à média, dizem pouco em relação à necessidade da barragem de Castelo do Bode abrir os seus descarregadores. Se a quantidade de precipitação num dado ano foi elevada mas distribuída uniformemente ao longo do ano, a albufeira e as turbinas conseguem conter e gerir esse caudal extra de forma a evitar as descargas.
Observando o gráfico de precipitações é possível verificar que em todos os anos que a quantidade de precipitação no território continental foi superior à média de 1971-2000, os descarregadores de cheias na barragem de Castelo do Bode estiveram abertos com excepção do ano de 1998 onde a precipitação ficou abaixo da média de 1971-2000 mas os descarregadores estiveram abertos durante 4 dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário