sábado, 21 de março de 2009

Turbinas da Barragem

A barragem de Castelo de Bode possui 3 turbinas do tipo Francis, isto é turbinas de reacção que funcionam submersas e estão ligadas a 3 alternadores com potência nominal de 60MVA. As turbinas funcionam com uma queda de água média de 80 metros e máxima de 95 metros.


Com o auxílio destes grupos a barragem de Castelo de Bode consegue ter uma produção anual de 429GWh, um valor semelhante à produção anual que a central hidroeléctrica do Alqueva irá alcançar após a duplicação da capacidade instalada, prevista para 2011. Apesar disso estes valores de produção são bastante baixos comparando-os com as maiores centrais hidroeléctricas do mundo como a de Itaipu no Brasil ou a barragem das Três Gargantas na China, onde os valores de produção anual de energia são praticamente 200 vezes superiores aos das maiores barragens Portuguesas.

Durante a passada semana os caudais turbinados na barragem de Castelo de Bode têm sido muito baixos e como consequência as alturas de água na barragem não têm variado significativamente, situando-se em torno dos 117,90 metros.

1 comentário:

  1. Excelente blogue.
    Como nunca visitei, fico satisfeito por haver quem divulgue os aspectos dessa grande obra e da sua região...
    Fico à espera de algo sobre a fauna aquática da Barragem...
    E fotos de ANTES da barragem???
    Cumprimentos e continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar