terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Fim das descargas em Castelo do Bode

A barragem de Castelo do Bode terminou hoje mais um período de descargas. 
As descargas de fundo de Castelo do Bode foram abertas no dia 5 de Fevereiro e fechadas no dia 18 de Fevereiro, totalizando 13 dias em descargas. Neste período a barragem de Castelo do Bode esteve com todos os seus meios de evacuação de água em funcionamento durante 10 dias tendo descarregado mais de 1000m3/s de água em alguns dias.


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Descarregadores de superfície fechados

Tal como vinha a ser anunciado as descargas na barragem de Castelo do Bode estão a diminuir e desta vez os descarregadores de superfície foram fechados. Agora apenas se encontram em funcionamento as duas descargas de fundo como meio de evacuação de água, para além da água que passa pelas turbinas da central para produção de energia.


sábado, 15 de fevereiro de 2014

Descargas diminuem em Castelo do Bode

Apesar de todos os meios de descarga da barragem de Castelo do Bode continuarem em funcionamento, o caudal descarregado diminuiu como consequência da redução do caudal afluente à albufeira. Apesar desta diminuição a cota de água na albufeira continua a baixar, estando já abaixo dos 119.5m.

As previsões meteorológicas reportam uma grande diminuição ou mesmo ausência de precipitação para os próximos dias o que faz anteceder o fim das descargas na barragem para os próximos dias.
A barragem de Castelo do Bode já se encontra à 10 dias com os descarregadores em funcionamento.



quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Armazenamento diminui em Castelo do Bode

A barragem de Castelo do Bode continua com todos os seus meios de descargas em funcionamento.
O caudal afluente à albufeira tem diminuído durante o dia de ontem e hoje o que provocou uma diminuição do volume de água armazenado na albufeira, ficando a cota da água abaixo dos 120 metros. Com esta redução do armazenamento na albufeira espera-se uma diminuição das descargas nas próximas horas.


terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Continuam as descargas em Castelo do Bode

A barragem de Castelo do Bode encontra-se numa situação idêntica à de ontem, com uma grande quantidade de água descarregada, superior a 1000m3/s. A cota da albufeira tem-se mantido abaixo dos 120.5 metros ao longo do dia, ainda a 0.5 metros da cota de pleno armazenamento.

O caudal afluente à albufeira de Castelo do Bode continua elevado e a precipitação irá continuar a marcar  presença nos próximos dias mas com menor intensidade, segundo as previsões meteorológicas. Desta forma prevê-se que as descargas na barragem de Castelo do Bode continuem ao longo da semana.




segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Grandes Descargas em Castelo do Bode

A barragem de Castelo do Bode está a descarregar uma grande quantidade de água, acima dos 1000 m3/s. A forte chuva que se tem sentido nos últimos dias tem contribuído para um forte aumento de caudal do rio Zêzere, que está a causar estas descargas. 

A barragem de Castelo do Bode começou o dia de hoje apenas com uma das duas comportas do descarregador de superfície abertas, mas com o aumento do caudal afluente ao longo do dia foi necessário usar todos os meios de evacuação da barragem. A cota da albufeira encontra-se em torno dos 120.3m

Apesar da grande quantidade de água evacuada em Castelo do Bode, ainda não chegámos aos valores de 2006 quando a barragem de Castelo do Bode descarregou mais de 2500 m3/s.



domingo, 9 de fevereiro de 2014

5º Dia de descargas em Castelo do Bode

A barragem de Castelo do Bode continua em descargas mas agora apenas com as descargas de fundo. Devido à diminuição de caudal afluente à albufeira de Castelo do Bode os descarregadores de superficie foram fechados no dia de ontem, estando agora apenas abertas as válvulas das descargas de fundo.
Imagem do dia 8 de Fevereiro, ainda com os descarregadores de superfície abertos

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Descarregador de superfície aberto em Castelo do Bode

A barragem de Castelo do Bode tem neste momento todos os seus meios de descarga a funcionar, as duas descargas de fundo e o descarregador de superficie. Com mais de 500m3/s a chegar à albufeira de Castelo do Bode, a abertura dos descarregadores permite a manutenção da quantidade de água armazenada em Castelo do Bode, numa altura em que se prevê precipitação intensa para os próximos dias.
A cota da albufeira continua abaixo dos 120m.


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Castelo do Bode novamente em descargas

A barragem de Castelo do Bode abriu no dia de ontem as duas descargas de fundo para fazer face ao elevado caudal afluente atual e ao caudal que se perspectiva para os próximos dias, devido às previsões de elevada precipitação para a bacia hidrográfica da barragem de Castelo do Bode. 
A cota da albufeira ainda se encontra abaixo dos 120 metros, a mais de 1 metro da cota de pleno armazenamento.
 
Esta é já a segunda vez no ano de 2014 que a barragem tem as suas descargas de fundo abertas.