terça-feira, 21 de janeiro de 2014

63 anos da barragem de Castelo do Bode

Faz hoje 63 anos que a barragem de Castelo do Bode foi inaugurada. No ano de 1951 António de Oliveira Salazar deslocou-se até ao local da barragem para a sua inauguração
A barragem custou 600 mil contos e deixou submersas 8 povoações do concelho de Vila de Rei.

No dia de hoje vale a pena lembrar algumas pessoas que tiveram um papel importante até à sua inauguração como é o caso do Eng. André Coyne, contratado em 1942 para a elaboração/revisão do projeto, o Eng. Zuzarte Mendonça que elaborou o estudo hidrogeológico em 1939, o Prof. Gignoux geólogo da obra e a empresa Moniz da Maia & Vaz Guedes responsável pela construção.




sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Fim das Descargas em Castelo do Bode

A barragem de Castelo do Bode terminou as descargas que vinha a realizar pelas suas descargas de fundo. Estas descargas provocaram uma descida da cota de água na albufeira de valores superiores a 120m para valores próximos dos 119.5m.
No total a barragem de Castelo do Bode esteve 3 dias a descarregar pelas suas descargas de fundo.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Barragem de Castelo do Bode continua em descargas

A barragem de Castelo do Bode continua com as duas descargas de fundo abertas. 
A quantidade de água que chega à albufeira de Castelo do Bode tem diminuído muito nas últimas horas, tendo como consequência uma diminuição da cota da albufeira para valores abaixo dos 120 metros.

Fotografia do dia 08/01/2014

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Castelo do Bode inicia descargas

A barragem de Castelo do Bode encontra-se com as duas descargas de fundo abertas, após ultrapassar a cota 120m na albufeira. As descargas foram abertas durante a manhã de hoje, de forma a controlar o aumento do volume armazenado na albufeira.
Neste momento a cota da albufeira continua acima do 120m, a menos de 1 metros no nível de pleno armazenamento.
 

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Castelo do Bode a iniciar algumas descargas

A barragem de Castelo do Bode tem uma das suas descargas de fundo aberta, apesar de a abertura ser reduzida. A cota da albufeira encontra-se em torno dos 120 metros, apenas a 1 metro do nível de pleno armazenamento.
Nestas últimas 24 horas o caudal turbinado pela barragem teve um aumento significativo em comparação com os dias anteriores.

sábado, 4 de janeiro de 2014

Rápida Subida da Cota da Albufeira de Castelo do Bode

A forte precipitação que têm ocorrido nestas últimas semanas na zona centro de Portugal tem provocado um aumento de caudal nos rios e ribeiras que levam a uma subida do armazenamento das albufeiras, como é o caso da albufeira de Castelo do Bode.

Desde o dia 22 de Dezembro até ao dia de hoje a cota da água na albufeira de Castelo do Bode já subiu mais de 5 metros, com especial incidência nestes últimos dois dias onde a subida foi praticamente de 2 metros. Esta subida levou a cota da superfície da água na albufeira a ultrapassar os 118 metros.

No ano de 2013, as descargas que foram efetuadas pelo descarregador de fundo e de superfície foram iniciadas com a cota da albufeira em torno dos 120 metros.