domingo, 20 de setembro de 2009

A Ponte Submersa

Coloco aqui um vídeo de mergulho, encontrado no youtube, onde se pode ver a antiga Ponte sobre o rio Zêzere, na localidade de Vale da Ursa. Esta ponte é a mesma ponte que se encontra numa fotografia no post "Ponte Vale da Ursa".

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Alto Lindoso vs Castelo do Bode

A barragem do Alto do Lindoso fica localizada na localidade de Lindoso, no Concelho de Ponte da Barca e distrito de Viana do Castelo. Esta barragem ficou bastante conhecida quando o artista Paulo Gonzo efectuou um concerto no seu interior, durante este ano.
A barragem do Alto do Lindoso foi finalizada 41 anos depois da barragem de Castelo do Bode, com um custo total de 370 milhões de euros, tornando-a assim um empreendimento muito mais recente.


A albufeira que a barragem do Alto do Lindoso forma tem apenas 10,5km2 no nível pleno de armazenamento, um valor 30 vezes inferior ao da albufeira do Castelo do Bode. Como consequência a albufeira do Alto do Lindoso apresenta um volume total de 0,379km3 face aos 1,095km3 da albufeira do Castelo de Bode.
Como a barragem do Alto do Lindoso está implantada a uma altitude elevada, a cota do seu nível pleno de armazenamento é de 338 metros.


As duas barragens tens características diferentes. A barragem de Castelo do Bode é uma barragem de gravidade e a barragem do Lindoso é de abóbada. Ambas apresentam alturas desde a fundação bastante próximas, com o Castelo de Bode a ser 5 metros mais alto que o Alto do Lindoso e a apresentar mais 28% de betão necessário à sua construção. A barragem de Castelo do Bode também apresenta um comprimento de coroamento 105 metros maior que os 297 metros do Alto do Lindoso.


O descarregador de cheias da Barragem do Alto Lindoso não estão implantado na barragem, como na barragem de Castelo do Bode, mas sim na margem direita. O descarregador é do tipo poço inclinado, utilizando 6 comportas para fazer o controlo do caudal. A capacidade do descarregador de cheias do Alto do Lindoso é de 2760m3/s face aos 4000m3/s do Castelo do Bode.


Em ambas as barragens a descarga de fundo é efectuada através da Barragem mas a grande diferença é que na barragem do Alto Lindoso esta é visível enquanto que no Castelo do Bode não. No Castelo do Bode a conduta de descarga de fundo apresenta secção circular com 3 metros de diâmetro e no Alto Lindoso a conduta tem secção rectangular com 2 metros por 2,7 metros.


A grande diferença entre as duas barragens está na central hidroeléctrica. Enquanto que o Castelo do Bode tem a central no pé da barragem, o Alto Lindoso tem uma central subterrânea a 342 metros de profundidade em relação ao coroamento da barragem. Desta forma é possível aproveitar uma elevada queda bruta de água e um elevado caudal para ter uma grande produção de energia eléctrica.
O Alto Lindoso tem instalado dois grupos Francis na central hidroeléctrica, menos 1 que o Castelo do Bode, mas estes apresentam uma potencia total instalada de 630MW, muito superior aos 139 MW da barragem de Castelo do Bode. O aproveitamento do Alto Lindoso é assim o mais potente produtor hidroeléctrico de Portugal, produzindo mais que todas as barragens do rio Zêzere.


As duas turbinas do Alto do Lindoso debitam 250m3/s e são alimentadas por água que chega à central em túneis com 8,3 metros de diâmetro.


Como a central hidroeléctrica encontra-se a grande profundidade, existe um elevador com 350 metros de altura que faz a ligação do edifício dos comandos da subestação para o exterior. Esse elevador é o mais rápido da Europa e o segundo mais rápido do mundo.
Também existe um túnel de acesso rodoviário com 1900 metros de extensão.


Vídeo com visita à barragem do Alto do Lindoso

Fontes:
  • http://fqqb.blogspot.com/2009/03/visita-de-estudo-barragem-alto-lindoso.html
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Barragem_do_Alto-Lindoso