sábado, 2 de fevereiro de 2013

Grande Produção em Castelo do Bode



Após uma semana em que as reservas de água na Albufeira de Castelo do Bode aumentaram significativamente, veio uma semana com uma grande produção de energia na Central Hidroelétrica de Castelo do Bode. O nível de armazenamento superior a 85% e a continuação de um caudal afluente superior a 100m3/s, associado a uma boa gestão dos recursos energéticos nacionais, teve como resultado uma utilização média superior a 94% da capacidade instalada em Castelo do Bode nos últimos 7 dias do mês de Janeiro.

Durante este período o caudal médio turbinado na central hidroelétrica de Castelo do Bode foi de 190m3/s, um valor elevado que resultou numa produção de 25068 MWh, entre os dias 25 de Janeiro e 31 de Janeiro, o suficiente para ter durante esse período mais de 3.5 milhões de lâmpadas de 40W acesas.

O caudal necessário para esta produção de energia foi de 114.9 milhões de metros cúbicos, o que representa cerca de 11.5% do volume de água armazenada ao dia de ontem. Apesar de se ter utilizado muito do volume armazenado na albufeira, o armazenamento apenas reduziu 2.3%, devido aos caudais afluentes a esta, ficando ainda acima do 85%.