sábado, 21 de janeiro de 2012

Temperatura da Água de Castelo do Bode

Esta semana começaram as medições regulares de temperatura da água na albufeira de Castelo do Bode e hoje, em dia de aniversário da barragem, vai começar a ser disponibilizado aos leitores os registos da temperatura. Serão disponibilizados dois valores de temperatura de água, um valor a montante da barragem (albufeira) e outro valor a jusante da mesma, na barra lateral do blog, onde se encontram os valores da cota da albufeira e do caudal turbinado.
A temperatura da água será medida com um termómetro devidamente calibrado e com uma precisão inferior a +/- 0,3ºC, a cerca de 15cm de profundidade. Do lado de montante a temperatura será medida a cerca de 10 metros da barragem, para tentar diminuir o efeito do corpo da barragem na temperatura da água e do lado de jusante a temperatura será medida a cerca de 1100 metros da barragem.


Na medição da temperatura na albufeira um dos factores que faz variar os valores obtidos é o facto da zona de medição estar exposta à radiação solar directa ou não. Segundo algumas experiência com uma "intensidade de radiação solar média" a variação de valores média é de 0,4ºC. Os registos de temperatura são efectuados ao início da manhã, numa altura do dia em que a radiação solar apresenta pouca expressão na temperatura da água.
Na medição da temperatura da água a jusante um dos factores que mais afecta a medição é o caudal efluente que atravessa a barragem. Quando o caudal que atravessa a barragem é baixo, a lamina de água a jusante tem pouca espessura e demora mais tempo até chegar ao ponto de medição, o que provoca um aquecimento da água em dias de maior temperatura e radiação solar exterior. Quando o caudal que atravessa a barragem é elevado a lâmina de água a jusante tem uma maior altura e o escoamento apresenta uma maior velocidade, criando uma maior resistência ao aumento da temperatura desde a barragem até ao ponto de medição.

A temperatura da água média, durante a semana que passou, na albufeira foi de 12,6ºC, um valor baixo típico desta época do ano. A temperatura da água a jusante da barragem, no dia de hoje, encontrava-se nos 11,8ºC.

Fotografias 21 de Janeiro de 2012





61 Anos da Barragem de Castelo do Bode

A barragem de Castelo do Bode completa hoje 61 anos desde o dia da sua inauguração.
A entrada em funcionamento do aproveitamento hidroeléctrico de Castelo do Bode, teve uma enorme importância para a redução do consumo de combustíveis fósseis, uma das grandes fontes de geração de energia eléctrica na época. A sua construção criou centenas de postos de trabalho na zona e a criação do lago artificial, que é a sua albufeira, faz da zona um pólo de turismo e lazer nacional.
Hoje em dia a barragem é considerada por muitos como uma estrutura essencial na rede energética nacional ("Qual a sua opinião acerca da barragem de Castelo do Bode").



Hoje como é um dia especial para a Barragem de Castelo do Bode, serão publicados vários conteúdos ao longo do dia.