segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Qual a sua opinião acerca da Barragem de Castelo do Bode?

Esta foi a sondagem que esteve a votação durante os últimos dias. Os resultados da sondagem foram os seguintes:

Dentro das afirmações mais votadas estão "É uma estrutura essencial na rede energética nacional" e "A albufeira que criou é indispensável". Esta votação expressiva nestas duas afirmações mostra que os leitores do blog reconhecem valor às duas principais funções da barragem de Castelo do Bode, a produção de energia eléctrica e a criação de uma albufeira para abastecimento de água e controle de cheias.
A afirmação "Gosto bastante de observar a barragem" foi a segunda mais votada, mostrando o gosto que a população em geral tem pelas grandes obras de engenharia. A dimensão da estrutura e o que ela é capaz de fazer, desperta nas pessoas uma curiosidade em conhecer em maior pormenor a barragem, não só pelo exterior mas também pelo interior, ao ponto de 9 dos 44 leitores que participaram nesta sondagem a considerarem um monumento nacional.
Com mais de 20% dos votos esteve também a afirmação "Criou desenvolvimento na região". A albufeira que a barragem criou tem trazido a esta região muitas pessoas, em busca de um bom destino turístico. Como consequência disso são visíveis nos mais de 50km de extensão da albufeira diversos empreendimentos turísticos o que faz com que na época quente do ano centenas de pessoas acorram à albufeira diariamente.
Todas as respostas que são de alguma forma negativas para a barragem de Castelo do Bode, obtiveram menos de 10% dos votos.

As fortes críticas que são feitas à construção das novas barragens incluídas no plano nacional de barragens, correspondem a algumas das afirmações que estavam à votação na sondagem realizada. Não retirando qualquer relevância às críticas que são feitas à construção das novas barragens, tanto por parte de entidades como por grupos de pessoas, os resultados da sondagem levam a crer que daqui a 50 anos a opinião pública irá convergir para a aceitação das obras realizadas, pelas razões que já foram acima descritas.
Apesar de não se conhecer críticas ou movimentos contra a construção da barragem de Castelo do Bode na sua construção, devido ao regime que vigorava na altura, hoje em dia a barragem tem uma grande aceitação no público em geral, o que faz dela uma das grandes obras de Engenharia Portuguesa do século XX.