quinta-feira, 8 de julho de 2010

O que é isto?

Os visitantes mais atentos da barragem de Castelo do Bode já devem de ter reparado numa estrutura que se encontra na margem sul do Rio Zêzere, num dos extremos do Parque de Campismo anexo à barragem. Esta estrutura é visível da barragem de Castelo do Bode e estende-se desde o interior do Parque de Campismo até ao limite da água na albufeira.


A estrutura é constituída por dois pórticos que se encontram lado a lado, formados por arcos de suporte, constituídos por alvenaria de pedra e betão.



Após alguma pesquisa sem sucesso, venho pedir ajuda aos leitores do blog. Alguém que saiba qual a finalidade da construção desta estrutura ou qualquer outra informação relevante sobre ela, poderia comunicar por email, através do email do blog, ou através de comentário ao Post.

Aparentemente a estrutura é constituída por dois tipos de materiais, o que neste caso representa dois processos construtivos diferentes. Os dois processos de construção diferentes e os arcos estruturais, com uma utilização mais alargada em anos anteriores ao da construção da barragem, fazem pensar que esta estrutura poderá ser mais antiga do que a construção da barragem de Castelo do Bode.


A utilização do betão na estrutura poderá também indicar que esta serviu para a construção da barragem de Castelo do Bode. Devido ao tipo e forma da estrutura, a sua utilização poderá ter sido essencialmente de suporte de cargas verticais no transporte de material.
Essa utilização parece ser evidente na imagem abaixo, onde se mostra a estrutura logo após a finalização da construção da barragem.