domingo, 30 de agosto de 2009

Ponte Vale da Ursa

A ponte Vale da Ursa fica localizada em Vale da Ursa, perto da localidade de Dornes. Esta ponte atravessa a albufeira de Castelo do Bode e foi construída para substituir uma ponte antiga que ficou submersa aquando do enchimento da albufeira.
A ponte foi construída entre 1949 e 1951 para depois ser aberta ao publico e consequentemente a ponte antiga ser encerrada. Tem 276 metros de plataforma, com uma altura máxima de pilares de 50 metros e apresenta uma solução de tabuleiro em laje vigada com duas vigas longitudinais.

Esta é uma foto depois da construção da ponte Vale da Ursa, numa altura em que a albufeira ainda estaria em fase de enchimento.


Uma foto da fase de execução de cofragens para a betonagem da ponte Vale da Ursa.Foto da ponte Vale da Ursa após o enchimento da albufeira do Castelo do Bode.

Foto sobre a ponte actual de Vale da Ursa.

Esta foto tem a ponte antiga em primeiro plano e a ponte Vale da Ursa em construção no segundo plano. De notar que hoje em dia a ponte antiga está submersa debaixo da albufeira e existem relatos de pessoas que a atravessaram quando a albufeira atingiu mínimos de altura de água.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Alqueva vs Castelo do Bode

A Barragem do Alqueva é das barragens mais conhecidas a nível nacional, não só pelas suas dimensões mas também por todo o mediatismo que esteve presente durante a sua recente construção. As obras de construção da barragem começaram em 1976, sendo interrompidas passado apenas 2 anos. A construção só foi retomada em 1995. No ano de 2002 foi dado inicio ao enchimento da albufeira e no ano de 2005 foi a inauguração da central hidroeléctrica.


A barragem do Alqueva está localizada no distrito de Beja, concelho de Moura, atravessando o rio Guadiana.
Esta barragem possui a maior albufeira da Europa, com uma área inundada ao nível pleno de armazenamento de 250km2, muito acima dos 33km2 da albufeira do Castelo do Bode. Em volume de água armazenada a diferença não é tão grande, com albufeira do Alqueva a apresentar um volume de água máximo de 4,15km3 e o Castelo de Bode por ter uma albufeira mais profunda, a conseguir armazenar 1,095km3.
O alqueva é uma barragem de abóbada com dupla curvatura que ostenta uma altura de 96 metros, abaixo dos 115 metros do Castelo do Bode e um comprimento do coroamento de 458 metros, um pouco acima dos 402 metros do Castelo do Bode. Com isto a barragem do Alqueva possui 50% mais betão que o Castelo de Bode, devido à sua maior largura e maior distância entre a face da barragem em contacto com a água e a central hidroelétrica.

As duas barragens possuem descarregadores de cheias diferentes. O castelo de Bode possui 28 metros de soleira de descarregador, menos 10 metros que o Alqueva. Com isto o Alqueva tem uma capacidade de descarregador de 6300m3/s enquanto que o Castelo de Bode possui uma capacidade de 4000m3/s.
Ambas as barragens possuem uma conduta para descarga de fundo com 3 metros de diâmetro.


O Alqueva e o Castelo de Bode possuem uma central hidroelétrica no pé da barragem, com grupos Francis instalados. O Alqueva tem uma potencia instalada de 240MW superior aos 139MW do Castelo de bode, apesar de o Alqueva possuir apenas 2 grupos Francis, menos 1 que o Castelo de Bode.


Mais informação e fotografias podem ser encontradas em:
http://antoniocaeiro.fotopages.com/
http://alqueva.no.sapo.pt/

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Castelo do Bode com armazenamento acima da média

Nos meses de Verão o nível de armazenamento nas albufeiras nacionais torna-se problemático devido à fraca precipitação que ocorre nestes meses. No inicio do mês de Agosto treze barragens encontravam-se em situação critica, com níveis de armazenamento inferiores a 40%.
A barragem do Castelo de Bode não se encontra em situação critica e apresenta um nível de armazenamento superior a 80%, dando um bom espelho de água para as actividades aquáticas praticadas na albufeira.